Pular para o conteúdo principal

Religião e Supra-religião

"Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera".  Isaías 64:4


Nesta oração(Is. 64), o profeta divide toda a história da religião em dois grupos: Religião e Supra-religião. A Religião é o esforço do homem para religar-se a Deus, já a Supra-religião é Deus salvando o homem para uma vida de plena comunhão.

A Religião não é apenas pré-medieval, ela é jurássica, pré-histórica e geralmente se gaba de grande vantagem evolutiva e isto pode ser visto hoje no chamado "mundo pós-cristão". Na Religião os homens são o centro(antropocentrismo), os métodos para se chegar a Deus são dos mais engenhosos aos mais cômicos: alguns grupos escolhem escalar a montanha do precipício humano pelo método das boas obras, reencarnações, conhecimento científico aliado à um sincretismo de espíritos bons e almas desencarnadas que vagueiam procurando refúgio; outros preferem um esforço mais fustigante de peregrinações, procissões, ícones para representar um panteão de santos, sustentados por um forte cabedal de tradições e figuras que são verdadeiras lendas vivas; há ainda outros incontáveis grupos que vão desde uma religião esbanjadora e consumista aos ascéticos, desde os secularistas aos místicos obcecados, desde os tradicionais aos progressistas, desde os que celebram as convenções humanas mais "politicamente corretas" aos que reverenciam o falo e acreditem, há alguns que andam em cemitérios comendo cadáveres. Tudo isso a procura de Deus ou tentando alcançá-lo com seus próprios esforços, com sua própria astúcia e metodologias.

A Supra-religião é uma entrega ao método de Deus, uma rendição ao chamado do Deus Justo e Bom. Não há negociação, tudo está consumado. Não há como diminuir o amor dEle, nem aumentá-lo. Não há nada que se possa fazer para dizer para Ele: "eu mereço". Não, é só crer. E crer não é trabalhar(Rm. 4.5). Crer é saber que Deus trabalha. Crer é descansar no trabalho de Deus. De forma que, não trabalhamos mais para aplacar a ira de Deus como os da Religião, pois Ele o fez por nós e agora servimos a Ele em amor e paz. Nosso esforço não é para nos religar a Ele, mas porque religados a Ele como fomos, já nos tornamos seus aliados. Nosso trabalho agora não é vão, pois uma vez religados a Ele, somos dinamizados pelo seu Espírito para servi-lo alegremente e sem a necessidade de religarmos de novo a Ele, pois Ele o fez completamente em Cristo, seu Filho.

Isto é extraordinário, pois sabemos que os outros deuses precisam ser adulados, precisamos dar o sangue por eles para que, talvez, eles se agradem de nós, mas o Deus Vivo deu seu Filho, deu seu Sangue, para que nós descansássemos nEle eternamente.

E você, está na religião ou na Supra-religião?



CONHEÇA MAIS DO EVANGELHO DA PAZ:

R. Waldemar Álvares R. de Souza, 667
Centro
Morada Nova de Minas-MG


(038) 9828-7853

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MENSAGEM PARA FORMANDOS EM PEDAGOGIA– No auditório da Escola Heloísa de Campos–Morada Nova de Minas–11/02/2011

TEMA: SEMEADORES DO BEM
TEXTO: Mateus 13:3.
Há muitos motivos para hoje ser uma noite de celebrações, uma delas é que vocês venceram, seus familiares e professores vencem com vocês e o que na Grécia antiga era serviço de alguns escravos, hoje, meritoriamente é reconhecida como uma profissão vital para o Sistema Educacional.
Estou aqui para abençoa-los como Deus me incumbiu e não posso fazê-lo sem refletir na pedagogia de Jesus:
Para isto, gostaria de meditar Mateus 13.3 quando Ele diz: “Eis que o semeador saiu a semear”.
Falando de si mesmo, o Mestre dos mestres resume sua prática pedagógica no ato de semear.
Semear parece ser algo simples demais para configurar uma teoria, mas é, ao meu modo de ver, o casamento da vida. O casamento da semente com a terra.
Se Ele andasse pelas ruas corporalmente como o fez a dois milênios, observaria nossos vizinhos plantando o milho nos quintais e lotes vagos nos finais de ano e em janeiro nos ensinaria preciosas lições desde o plantio do mil…

Fortalece

Bíblia em Texto e ÁudioTV PresbiterianaPrograma Verdade e VidaBlog LEITURA BÍBLICA de segunda-feira, 29 de abril de 2013 DESTAQUE: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos peneirar como trigo;mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos”. (Lc. 22.32).

Este é um dos mais marcantes episódios na vida de Pedro, pois mesmo quando o apóstolo estava sob a obscurecente sombra da autossuficiência, nosso Senhor Jesus roga por ele para que satanás não viesse a peneira-lo como trigo. A verdade é que todos nós seríamos restolho na peneira, destinados à destruição, ao fogo, se Jesus não intercedesse por nós. Jesus, no entanto, não apenas intercede por nós, mas nos comissiona dizendo: “...e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos”. Este é um chamado claro: Fortalecer os irmãos. Escolha fortalecer os irmãos hoje. Escolha abençoar alguém na fé em Cristo esta semana! Pense nisto! Tenha um bom fim de semana em nome de Jesus! M. Ilton.