Pular para o conteúdo principal

REVISANDO NOSSA AGENDA PARA 2011

Texto básico: II Co. 3.18.

INTRODUÇÃO:
A maioria das pessoas espera mudar de vida no dia da “Confraternização Universal”. A expectativa de um futuro melhor é celebrada à beira de praias, rios, nos bares, restaurantes, dentro de igrejas, com fogos de artifícios, gritos, festa e muito mais.
Destes, muitos se esforçam para estabelecer alvos e alcança-los. Alguns, porém passam por esta data de modo insosso. (Esperam mudar pra melhor, mas não querem tomar nenhuma atitude – “deixa a vida me levar, vida leva eu”).
Dois preconceitos que devem ser eliminados previamente:
1.       Superstição de que a virada de ano traz em si mesma uma mudança de vida para nós. Não há nada de mágico na virada de ano.
2.      2.  Falsa expectação de que tudo vai mudar e nós permaneceremos inalterados. Nada muda sem você mudar.

Para que as coisas a nossa volta sejam transformadas nós temos de mudar, os mais eficientes se empenham em formar uma agenda para o ano seguinte.
Tragicamente, se tornou cultura em nosso meio o estabelecimento de agendas de realizações. Chegamos a dizer assim: “Um feliz Natal e um ano CHEIO de REALIZAÇÕES”.
Pior ainda é que habituamos colocar em nossas agendas as coisas mais supérfluas:
Jovens: Este ano não beijei na boca...;
Senhoras: Engordei 24 kg... ;
Homens: Comprarei um barco de pesca pra quando eu estressar da mulher e dos meninos...;
Outros: Lerei x livros...; construirei uma casa...; dizimarei o ano todo; etc.

Embora muitas dessas sejam metas importantes, que não se deve deixar de propor, estas jamais deveriam ocupar lugar de preeminência em nossa agenda. Aliás, são alvos mesquinhos em relação àqueles que Deus quer que coloquemos em nossa agenda diária.
Porém, a mudança não ocorre se nossa agenda permanece a mesma, se nossa agenda só contém realizações. Se nossa agenda só trata das coisas que estão fora de nós e não dentro de nós.
É por isso que este versículo é tão precioso para delinear os alvos de nossa agenda, porque ele é o relatório da agenda do Espírito Santo em nós e para nós, a agenda de quem anda debaixo da Graça e não da Lei como Moisés, e por isso, postula uma natureza nova a nossa agenda, uma natureza Eterna já posta.

A NATUREZA DA AGENDA ETERNA JÁ POSTA À NÓS:

.       Os maiores sonhos e as maiores realizações de sua vida não são ticados(P) pela sua caneta, mas pela sua consciência.
O início do versículo diz: “E todos nós, com o rosto desvendado...” isto é bem explicado no verso 13.
Imagine Moisés, dormindo! Agora ele está sem véu, mas quando ele entra na tenda principal para atender o povo, ele põe o véu para dar a impressão de que ele estava em profunda intimidade com Deus.
Quantos não vivem assim hoje?
Observando recentemente, o lindo jardim de uma casa, descobri uma planta sintética. Parecia natural, mas não era. da mesma forma, nossas almas são como este jardim. São lindas, mas há elementos que se agregaram a ela que não são autênticos, são antes a hipocrisia que assimilamos para sermos aceitos pelas pessoas das quais queríamos receber aplausos. Mas tudo isso não passa de poluição da nossa consciência.

Muitos são como um computador particionado com vários Sistemas Operacionais instalados.
"Estou indo pro trabalho" – uso o "Linux"
Estou indo pra igreja – Windows 98, ou DOS
Estou indo pra Escola – Windows Seven
Estou indo pro futebol, no namoro, na praia – Windows Vista
Estou voltando pra casa – Windows XP

Isso vai adoecendo o ser. Não há hardware que aguenta. Não há ser humano que não surta.

Formate seu interior e zere a BIOS, Instale um único OS: “Nascimento de Novo”, original, celestial. Faça updates diariamente: “Revestir-se do novo homem”. Ande sem máscaras, sem véu, porque a Glória do Senhor vem sobre ti.
A glória da Nova Aliança é superior e a forma de andar nela é com o rosto desvendado. É com a consciência limpa, porque a Graça atua em nossa consciência.


2.       Os melhores dias da sua vida não estão no passado, mas no futuro
Para aqueles que foram salvos os melhores dias estão em nosso futuro, já que estamos sendo transformados diariamente, a semelhança de Cristo, não podemos retroceder, nem sequer olhar para o passado com saudosismo. Fomos feitos para a Glória, para Glória nós rompemos.
Se sua infância foi ruim ou boa isso não mais interessa – Estamos olhando para Cristo.
Provérbios 4:18  Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
Se sua juventude foi ...
Os meus melhores dias chegarão, não sem dor, pois a dor é o remédio de Deus para a consciência não adoecer, para eu não me tornar um psicopata que não mais consegue sentir a dor do outro... os meus melhores dias chegarão e estarei mais vivo, mais lúcido, mais forte e é claro, mais bonito em Cristo.

3.       Sua agenda Eterna já foi escrita na expressão exata de Deus que é Jesus Cristo.
 Se nós quisermos viver a agenda de Deus devemos tão somente olhar atentamente para Jesus.
Qual o propósito de Deus para nossa vida uma vez já fomos convertidos? O Catecismo de Westminster diz: “Glorificar a Deus e desfrutá-lo para sempre”, outras expressões são bastante claras como: “Amar a Deus e ao próximo”, mas todas estas expressões são facilmente distorcidas pela hipocrisia. Por exemplo, o que é amar? Ou o que é glorificar?
Porém quando dizemos tornar-se semelhante a Jesus não há dúvida. Nele nós vimos o exemplo prático, existencial e teórico. Não há por onde correr.
Quando falamos de agenda devemos pensar então como era a agenda de Jesus. Há várias passagens que mostram essa agenda, mas destaco uma em especial:
Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa”.(Jo. 4.34-35).
Antes de enumerar realizações para 2011 devemos olhar para Jesus para saber que tipo de realizações Ele prioriza.
Devemos lembrar que a agenda de Deus é mais importante que a comida.
Devemos entender que a realidade e os costumes estão muito aquém da agenda de Deus.(“ainda há quatro meses...”).

DECISÕES A SEREM TOMADAS DIARIAMENTE DURANTE TODO O ANO DE 2011.
1.       Serei dia-após-dia mais autêntico comigo mesmo.
Não plastifique o seu ser. Retire as máscaras, o véus etc. Deixe a luz de Cristo entrar na sua consciência.
São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!”(Mt. 6.22-23).
E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”. (Efésios 5:18)
2.       Encherei todos os dias meu interior da Glória do meu Senhor.
Algumas sugestões práticas:
Vigie seus Pensamentos:
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco”(Fl. 4.8-11).
Limpe seu coração com o perdão:
Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou”.(Ef. 4.32).
 Ponha guarda em sua boca:
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem”.(Ef. 4.29).
3.       Assumirei diariamente a vida de Cristo em minha vida.
Alinhar a minha agenda a agenda de Deus é manter as decisões acima diariamente.
Você foi criado para parecer-se com Cristo:
Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho...”(Rm. 8.29).
CONCLUSÃO:
Já que a agenda de Deus é me tornar dia-a-dia semelhante a Cristo devo alinhar minha agenda e prosseguir para o alvo de Deus para mim:
 “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”(Fl. 3.12-14).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MENSAGEM PARA FORMANDOS EM PEDAGOGIA– No auditório da Escola Heloísa de Campos–Morada Nova de Minas–11/02/2011

TEMA: SEMEADORES DO BEM
TEXTO: Mateus 13:3.
Há muitos motivos para hoje ser uma noite de celebrações, uma delas é que vocês venceram, seus familiares e professores vencem com vocês e o que na Grécia antiga era serviço de alguns escravos, hoje, meritoriamente é reconhecida como uma profissão vital para o Sistema Educacional.
Estou aqui para abençoa-los como Deus me incumbiu e não posso fazê-lo sem refletir na pedagogia de Jesus:
Para isto, gostaria de meditar Mateus 13.3 quando Ele diz: “Eis que o semeador saiu a semear”.
Falando de si mesmo, o Mestre dos mestres resume sua prática pedagógica no ato de semear.
Semear parece ser algo simples demais para configurar uma teoria, mas é, ao meu modo de ver, o casamento da vida. O casamento da semente com a terra.
Se Ele andasse pelas ruas corporalmente como o fez a dois milênios, observaria nossos vizinhos plantando o milho nos quintais e lotes vagos nos finais de ano e em janeiro nos ensinaria preciosas lições desde o plantio do mil…

Fortalece

Bíblia em Texto e ÁudioTV PresbiterianaPrograma Verdade e VidaBlog LEITURA BÍBLICA de segunda-feira, 29 de abril de 2013 DESTAQUE: “Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos peneirar como trigo;mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos”. (Lc. 22.32).

Este é um dos mais marcantes episódios na vida de Pedro, pois mesmo quando o apóstolo estava sob a obscurecente sombra da autossuficiência, nosso Senhor Jesus roga por ele para que satanás não viesse a peneira-lo como trigo. A verdade é que todos nós seríamos restolho na peneira, destinados à destruição, ao fogo, se Jesus não intercedesse por nós. Jesus, no entanto, não apenas intercede por nós, mas nos comissiona dizendo: “...e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos”. Este é um chamado claro: Fortalecer os irmãos. Escolha fortalecer os irmãos hoje. Escolha abençoar alguém na fé em Cristo esta semana! Pense nisto! Tenha um bom fim de semana em nome de Jesus! M. Ilton. …