Pular para o conteúdo principal

ESPERANÇA PARA OS ESTRESSADOS




TEMA: VITÓRIA SOBRE O ESTRESSE
TEXTO: Sl. 68.19 e Fl. 4.4-9
INTRODUÇÃO:
Recebi semana passada um e-mail com o seguinte texto:
Em uma conferência, ao explicar para a plateia a forma de controlar o estresse, o palestrante levantou um copo com água e perguntou:
-"Qual o peso deste copo d'água? "
As respostas variaram de 250g a 700g.
O palestrante, então, disse:
- "O peso real não importa. Isso depende de por quanto tempo você segurar o copo levantado."
"Se o copo for mantido levantado durante um minuto, isso não é um problema. Se eu mantenho ele levantado por uma hora, eu vou acabar com dor no braço. Mas se eu ficar segurando um dia inteiro, provavelmente eu vou ter cãibras dolorosas e vocês terão de chamar uma ambulância."
E ele continuou:

 - "E isso acontece também com o estresse e a forma como controlamos o estresse. Se você carrega tua carga por longos períodos, ou o tempo todo, cedo ou tarde a carga vai começar a ficar incrivelmente pesada e, finalmente, você não será mais capaz de carregá-la." 
"Para que o copo de água não fique pesado, você precisa colocá-lo sobre alguma coisa de vez em quando e descansar antes de pegá-lo novamente. Com nossa carga acontece o mesmo. Quando estamos refrescados e descansados nós podemos novamente transportar nossa carga."

A questão é onde você pode colocar o "copo" de problemas que você recebe sem pedir todos os dias?
Sobre o quê você pode colocar, por exemplo, a marcação do vizinho chato, o sarcasmo de um colega de escola, as críticas injustas do colega de serviço, as injustiças do cônjuge que parece ter enlouquecido de vez, aos falatórios sobre sua pessoa totalmente infundados, as lutas diárias com um filho viciado, as "neuras"(neuroses) e obsessões loucas de um familiar, as frustrações no trabalho, a crise no casamento/namoro, e por aí vai...

Felizmente o Senhor nos dá uma resposta a esta questão tão inquietante:
 "Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação". (Salmos 68:19)

Há pelo menos 4 verdades aqui:
1º - Precisamos do Senhor. Há um fardo que só Deus pode levar. Quem não o entrega a Deus viverá sobrecarregado.
2º - O fardo é nosso. Deus não tem qualquer obrigação de leva-lo, mas o faz graciosamente.
3. 3º - O fardo é diário. Passar um dia sem entrega-lo a Cristo é deixar peso sobre peso.
4. 4º - O Senhor se coloca à disposição para levar nosso fardo. Isto é, Deus é bom.


Guarde este versículo no seu coração e experimente-o em sua vida. O Senhor não apenas pode tomar nosso fardo para nos dá um breve alívio. Não! Ele mesmo pode levar nosso peso, e isso todos os dias.

Felizes são os que experimentam diariamente dessa disposição do Senhor!

Então, como podemos entregar nosso fardo ao Senhor?
Em Filipenses 4.4-9 temos uma série de pelo menos 5 recomendações para que “o Deus da paz seja conosco”:



1º - FAÇA DE JESUS A RAZÃO SUPREMA DE SUA ALEGRIA CONSTANTE – V.4.

2º - SEJA AMÁVEL PARA COM TODOS POR AMOR A PRESENÇA E A VINDA DE CRISTO – V.5.

3º - TRANSFORME CADA PREOCUPAÇÃO EM ORAÇÃO E CADA ORAÇÃO EM GRATIDÃO – V.6.

4º - CREIA QUE A PAZ DE DEUS GUARDARÁ SEU CORAÇÃO E SUA ALMA – V.7.

5º- PRATIQUE O ENCHARCAMENTO DA MENTE COM AS VIRTUDES DO REINO – V.8-9.


      CONCLUSÃO:
Ninguém pode experimentar uma vida com Deus se não aprender como entregar seu fardo ao Senhor. Então, comece hoje mesmo um relacionamento com Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MENSAGEM PARA FORMANDOS EM PEDAGOGIA– No auditório da Escola Heloísa de Campos–Morada Nova de Minas–11/02/2011

TEMA: SEMEADORES DO BEM
TEXTO: Mateus 13:3.
Há muitos motivos para hoje ser uma noite de celebrações, uma delas é que vocês venceram, seus familiares e professores vencem com vocês e o que na Grécia antiga era serviço de alguns escravos, hoje, meritoriamente é reconhecida como uma profissão vital para o Sistema Educacional.
Estou aqui para abençoa-los como Deus me incumbiu e não posso fazê-lo sem refletir na pedagogia de Jesus:
Para isto, gostaria de meditar Mateus 13.3 quando Ele diz: “Eis que o semeador saiu a semear”.
Falando de si mesmo, o Mestre dos mestres resume sua prática pedagógica no ato de semear.
Semear parece ser algo simples demais para configurar uma teoria, mas é, ao meu modo de ver, o casamento da vida. O casamento da semente com a terra.
Se Ele andasse pelas ruas corporalmente como o fez a dois milênios, observaria nossos vizinhos plantando o milho nos quintais e lotes vagos nos finais de ano e em janeiro nos ensinaria preciosas lições desde o plantio do mil…

Fortalece

Bíblia em Texto e ÁudioTV PresbiterianaPrograma Verdade e VidaBlog LEITURA BÍBLICA de segunda-feira, 29 de abril de 2013 DESTAQUE: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos peneirar como trigo;mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos”. (Lc. 22.32).

Este é um dos mais marcantes episódios na vida de Pedro, pois mesmo quando o apóstolo estava sob a obscurecente sombra da autossuficiência, nosso Senhor Jesus roga por ele para que satanás não viesse a peneira-lo como trigo. A verdade é que todos nós seríamos restolho na peneira, destinados à destruição, ao fogo, se Jesus não intercedesse por nós. Jesus, no entanto, não apenas intercede por nós, mas nos comissiona dizendo: “...e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos”. Este é um chamado claro: Fortalecer os irmãos. Escolha fortalecer os irmãos hoje. Escolha abençoar alguém na fé em Cristo esta semana! Pense nisto! Tenha um bom fim de semana em nome de Jesus! M. Ilton.