Pular para o conteúdo principal

SERVIR É UM GRANDE PRIVILÉGIO

Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”(Mt. 20.25).

INTRODUÇÃO:
Amados irmãos, todos temos visto como o mundo clama por pessoas que demonstram amor! Mas para isto é necessário voltar a conceitos antigos, tão antigos que são mais remotos que a própria criação, pois o ato de servir nasceu antes mesmo da criação do mundo, isto é, quando Jesus decidiu vir “não para ser servido, mas para dar a sua vida em resgate por muitos”. Toda existência tem só tem sentido porque Ele veio e todo bem que há, só é real por causa deste ato maravilhoso do nosso Senhor Jesus. Portanto, vamos aprender porque servir é um grande privilégio:



1. PORQUE É O ESTILO NATURAL DE VIDA DO REINO DE DEUS – v. 25 e 26a.
Alguém disse: “Se você não vive para servir, não serve para viver”. Esta é uma forma de falar da posição vital que é servir em nossas vidas, isto é, nossa vida perde significado assim que nós deixamos de servir.
a)      É o estilo de liderança cristã.
O contexto imediato do texto que lemos trata primordialmente da questão da liderança. Os Apóstolos estavam ansiosos por um lugar de destaque no Reino de Cristo e chegaram a indignar-se uns com os outros por causa dessa disputa(Mt.20.20-24). Por esta razão servir é o novo estilo especialmente da liderança cristã no Reino.
b)     É o estilo de vida cristã.
Mas por quê o estilo do líder cristão deve ser o de servo? Porque o líder cristão é colocado por Deus diante da comunidade como padrão, consequentemente, Deus deseja que todos aprendam a servir. Esse é o caráter da nova comunidade de pessoas nascidas de novo. É a mudança absoluta de paradigma para a vida.
Portanto, servir é um grande privilégio, pois é o estilo natural de vida daqueles que estão no Reino de Deus.


2. PORQUE É O QUE NOS FAZ GRANDES NO REINO – v.26b e 27.
Servir é tornar-se grande.  Servir é tornar-se primeiro.  O paradoxo apresentado por Jesus está explícito. Ele contrasta a vida do cristão com a vida dos fariseus. Os fariseus amavam as homenagens, os louvores dos homens, as condecorações religiosas e o reconhecimento das pessoas(Mt. 23.1-36), mas Jesus mostra que quando estamos servindo de coração estamos sendo reconhecidos por Deus independente de qualquer conceito humano.


3.  PORQUE É A APROPRIADA IMITAÇÃO DO NOSSO SENHOR CRISTO JESUS – v.28.
Perdemos a visão de que a essência do progresso espiritual é parecermos mais e mais com Cristo. Tragicamente os crentes correm atrás do poder de Deus, das bênçãos de Deus, das vitórias de Deus, mas perderam de vista o coração de Deus, o caráter de Deus. Para curarmos esta esquizofrenia espiritual na qual fomos inseridos, precisamos aprender a SERVIR “tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.v.28.
Imitar a Cristo é um privilégio grandiosíssimo, e servir é um princípio fundamental desta imitação sublime.

CONCLUSÃO:
Servir é uma destas palavras que não se conformam com a inércia. Servir exige vida, prática e atitude. Nosso Senhor Jesus veio para servir e o fez, se não o fizesse, jamais teria servido. Portanto, deixamos um convite a você que se junte a nós neste mesmo propósito. Mova-se e experimente deste grande privilégio!
A Igreja Presbiteriana Moradas de Paz tem como alvo resgatar, proclamar e praticar os princípios do Evangelho de Cristo em Morada Nova de Minas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MENSAGEM PARA FORMANDOS EM PEDAGOGIA– No auditório da Escola Heloísa de Campos–Morada Nova de Minas–11/02/2011

TEMA: SEMEADORES DO BEM
TEXTO: Mateus 13:3.
Há muitos motivos para hoje ser uma noite de celebrações, uma delas é que vocês venceram, seus familiares e professores vencem com vocês e o que na Grécia antiga era serviço de alguns escravos, hoje, meritoriamente é reconhecida como uma profissão vital para o Sistema Educacional.
Estou aqui para abençoa-los como Deus me incumbiu e não posso fazê-lo sem refletir na pedagogia de Jesus:
Para isto, gostaria de meditar Mateus 13.3 quando Ele diz: “Eis que o semeador saiu a semear”.
Falando de si mesmo, o Mestre dos mestres resume sua prática pedagógica no ato de semear.
Semear parece ser algo simples demais para configurar uma teoria, mas é, ao meu modo de ver, o casamento da vida. O casamento da semente com a terra.
Se Ele andasse pelas ruas corporalmente como o fez a dois milênios, observaria nossos vizinhos plantando o milho nos quintais e lotes vagos nos finais de ano e em janeiro nos ensinaria preciosas lições desde o plantio do mil…

Fortalece

Bíblia em Texto e ÁudioTV PresbiterianaPrograma Verdade e VidaBlog LEITURA BÍBLICA de segunda-feira, 29 de abril de 2013 DESTAQUE: “Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos peneirar como trigo;mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos”. (Lc. 22.32).

Este é um dos mais marcantes episódios na vida de Pedro, pois mesmo quando o apóstolo estava sob a obscurecente sombra da autossuficiência, nosso Senhor Jesus roga por ele para que satanás não viesse a peneira-lo como trigo. A verdade é que todos nós seríamos restolho na peneira, destinados à destruição, ao fogo, se Jesus não intercedesse por nós. Jesus, no entanto, não apenas intercede por nós, mas nos comissiona dizendo: “...e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos”. Este é um chamado claro: Fortalecer os irmãos. Escolha fortalecer os irmãos hoje. Escolha abençoar alguém na fé em Cristo esta semana! Pense nisto! Tenha um bom fim de semana em nome de Jesus! M. Ilton. …